Pesquisa
Vargas Advogados
Início ../

E a Pátria?

Autor:

E a Pátria?

 

Ser patriota hoje no Brasil não é uma tarefa digamos das mais simples. A vontade geral é, talvez em nome do próprio patriotismo, desbancar grande parte de gente que se diz “defensor” do interesse  do povo e que age não mais nos subterfúgios, mas agora, descaradamente, despudoradamente  e, pior, impunemente, em favor do bolso próprio, dos amigos e da “família”. Mais que o descaramento, não há limites para desvios, se fala em cifras escandalosamente bilionárias.

As perguntas obrigatórias são: onde está o patriotismopara onde foi parar o senso de  defesa dos interesses da sociedade? Será  que abrirmos  mão de defender o país? 

As  festas da pátria e do gaúcho em setembro, também já não parecem  ter o mesmo glamour e a força de outros tempos.

Se tornaram solenidades burocráticas cumprindo um mero ritual determinado pelo calendário. Onde está o brio de gaúchos e brasileiros cantados e exaltados aos quatro ventos? Seria o efeito da gripe?

A lista  de maus exemplos parece interminável numa agonizante crise de valores. A semana da pátria e a semana do gaúcho, mais uma vez, são oportunidades que  se apresentam  para que a letargia social seja desfiada. É hora de dizer a nossos filhos, aos alunos nas escolas de todos os níveis, nas igrejas e em todos os  lugares  que a honestidade é sim um valor fundamental para uma sociedade justa, que a verdade vale infinitamente mais que a mentira, que a transparência  das ações reflete a retidão de caráter. O bem é muitíssimo mais compensador que mal.

Retomar os valores que forjaram a pátria brasileira tanto por seus heróis como  pelos anônimos, bem como a própria história dos gaúchos  repleta de ideais é uma tarefa imediata. Não podemos abrir mão deles. Essas datas são inspiradoras quem sabe para ações que se tornem duradouras cujo resultado será  uma efetiva assepsia nas próximas eleições.       

 

João Veríssimo

Jornalista  

Newsletter
Receba nossos informativos em seu e-mail

Rua General João Manoel, 215   98005-170   Cruz Alta, RS   Localização Escritório Advocacia

© 2017 Vargas Advogados. Todos os direitos reservados.
Produzido pela Netface